A Arena do Galaxy, no Cotai, acolheu na segunda-feira o arranque das provas individuais de ténis de Mesa da décima quinta edição dos Jogos Nacionais, tanto na categoria de Sub-18, como na categoria de seniores.
O primeiro dia da competição, que traz ao território alguns dos melhores mesatenistas da actualidade, decorreu sem surpresas, com os principais favoritos a garantirem a presença nos oitavos de final. No torneio individual masculino, o antigo líder do ranking mundial, Fan Zhengdong, de Xangai, derrotou Zhou Yu, que compete em representação de Hubei, por quatro sets a zero. Na competição feminina, a número um mundial, Sun Yingha, de Hebei, estrou-se com uma vitória categórica, por 4-0 sets a zero, sobre Liu Weishan, de Tianjin. Nos oitavos-de-final do torneio feminino está também Chen Xintong, de Liaoning. A número três do ranking ITTF, derrotou Ma Xiaohui, de Xangai, por quatro sets a um.
Na competição por equipas, a selecção feminina de Sub-19 do território não tem tido vida fácil. As atletas locais perderam, na estreia na competição, por três sets a zero frente à congénere de Shaanxi e somaram novo desaire pelo mesmo parcial contra a selecção de Hong Kong.
No basquetebol, a selecção de Macau encerrou a participação nos Jogos Nacionais na décima terceira posição. O colectivo do território perdeu na segunda-feira por 89-74 frente à congénere de Hubei, no encontro de atribuição do décimo segundo e décimo terceiro lugares.
Em Dongguan, na vizinha Província de Guangzhou, a selecção do Lótus nunca teve argumentos para contrariar o maior domínio da formação adversária e chegou ao intervalo a perder por 48-34, depois de ter encerrado o primeiro período com uma vantagem de nove pontos.
Na segunda parte do desafio, a formação de Hubei manteve o ascendente, ainda que os dois derradeiros períodos tenham sido mais nivelados. O cinco local assinou uma recuperação notável no terceiro parcial, mas no quarto e último período, o conjunto da China Continental voltou a impor-se e encerrou a contenda com um triunfo por 89-74 e uma vantagem de quinze pontos sobre o colectivo do Lótus.
Nas lides do voleibol feminino, a selecção de Macau somou a segunda derrota consecutiva na prova, ao perder contra a congénere de Jiangsu. Tida como uma das grandes favoritas ao título, a formação continental conta com várias atletas que integram os trabalhos da selecção nacional e frente a Macau não deixou créditos por mãos alheias, ao garantir um triunfo inequívoco por três sets a zero, parciais de 21-13, 25-5 e 25-13.
The Men’s Individual Road Race of Cycling at China’s 15th National Games officially began in Zhuhai, Guangdong Province, on Nov. 8. Covering 231.8 kilometers and crossing the Hong Kong–Zhuhai–Macao Bridge, this is the first-ever event in National Games history to connect… pic.twitter.com/xKVZLVNshH
— Chan Joe (@ChanJoe18) November 9, 2025
Nas estradas, Liu Zhicheng, de Shandong, dominou a prova masculina de ciclismo. A competição, que ligou as três regiões que acolhem os Jogos Nacionais e atravessou a Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, foi ganha por Liu, com um tempo de cinco horas, dezassete minutos e cinco segundos. Xue Chaohua, de Pequim, cortou a meta na segunda posição e Hu Haijie, de Yunnan, completou as contas do pódio. Trigésimo posicionado, Kam Chin-pok foi o melhor representante de Macau.
Disputada no vizinho município de Zhuhai, a competição feminina de ciclismo de estrada foi ganha por Lee Sze-wing. A atleta de Hong Kong defendeu com sucesso o título conquistado em Shaanxi há quatro anos, ao completar os mais de 138 quilómetros da prova em três horas, dezanove minutos e cinquenta e quatro segundos.


Leave a Reply