Team Lugano vence etapa de Macau do FIBA 3×3 World Tour

Fotografia: Gabinete de Comunicação Social/Direitos Reservados

Os suiços da Team Lugano venceram a etapa de Macau do Circuito Mundial de Basquetebol de Três contra três, ao derrotaram no embate decisivo da competição os norte-americanos do Miami.

A formação helvética conquistou o seu primeiro título no circuito mundial, com uma emocionante vitória por 21-20 no relvado exterior do Wynn Palace, no Cotai, a 19 de Outubro.

A Team Lugano garantiu a presença na final depois de ter afastado os franceses do Bordéus nos quartos-de-final e os mongóis do Ulanbaatar MMC Energy nas meias-finais. Já a formação norte-americana impôs-se nos quartos-de-final aos chineses do Chongming, antes de garantir a presença no encontro decisivo do torneio com uma vitória folgada por 22-16 sobre os sérvios do Ub.

A final correspondeu por inteiro às expectativas, com as duas equipas a revezarem-se no marcador logo desde o arranque do encontro. Mitch Hahn e Henry Caruso abriram uma vantagem inicial de 11-10 para o emblema norte-americano, mas Adris de Léon e Malik Hluchoweckuj inverteram o andamento da partida, com uma combinação bem conseguida de passes atrasados e de lançamentos certeiros que deixou a assistência ao rubro no Cotai.

O Miami parecia, ainda assim, dominar as operações e à entrada para o último minuto vencia por 20-17. O triunfo parecia fugir ao conjunto helvético, mas bastou uma formidável jogada de entendimento entre de Léon e Westher Molteni para estilhaçar todas as certezas. Com pouco mais de meio minuto para o fim, De Léon e Molteni equilibraram o placard em 20-20. Inconformado, o basquetebolista dominicano, de 41 anos, assumiu o protagonismo na recta final do encontro. Depois de se libertar de um adversário junto à linha de fundo, De Léon fez um lançamento para a história e garantiu o primeiro título da Team Lugano no Circuito Mundial.

O dominicano foi considerado o Melhor Jogador da partida, com oito pontos e quatro lances cruciais. Malik Hluchoweckuj, por sua vez, terminou com nove pontos e duas assistências. Do lado do Miami, Henry Caruso foi o atleta que mais se destacou, ao apontar 11 dos vinte pontos da formação norte-americana.

Mithc Hahn, da Team Miami, venceu o concurso de lançamentos organizado à margem do torneio, ao passo que o polaco Piotr Grabowski conquistou o concurso de afundanços.

A edição de 2025 do FIBA 3 x 3 World Tour Macau reuniu no território 16 formações provenientes de mais de uma dezena de países e territórios e distribuiu prémios no valor de 185 mil dólares norte-americano. Entre os países representados na competição estiveram a China, a Austrália, os Estados Unidos, a Sérvia, a Alemanha, o Brasil ou o Bahrein.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.