Precipitação recorde faz sete mortos no Vietname

Fotografia: Hitesh Choudhary/Pexels

A precipitação recorde que caiu nos últimos dias no centro do Vietname esteve na origem de cheias de grande envergadura. As inundações fizeram pelo menos sete mortos e deixaram debaixo de água mais de cem mil habitações, informou esta quarta feira o Ministério do Ambiente vietnamita.

As províncias costeiras do Vietname estão, desde domingo, a ser açoitadas por aguaceiros intensos.  Em algumas das zonas afectadas pelo mau tempo foram registados valores recorde de 1.700 milímetros de precipitação em 24 horas. Sete pessoas morreram e outras cinco continuam desaparecidas, informou o ministério num primeiro balanço provisório.

As autoridades vietnamitas registaram mais de 150 deslizamentos de terra. As ocorrências destruíram 2.200 hectares de plantações e inundaram um total de 103.525 casas, detalhou o relatório do Executivo de Hanói.

Muitas das mais de 21 mil pessoas evacuadas das regiões mais afectadas começaram a regressar às suas casas na manhã de quarta-feira, quando as águas começaram a baixar na cidade costeira de Hue, na região central do país.

No entanto, voltou a chover com intensidade por volta do meio-dia, obrigando à libertação de água de barragens e reservatórios.

A província central de Da Nang está também em alerta para possíveis novas inundações nos próximos dois dias, uma vez que os rios atingiram níveis alarmantes, de acordo com o Ministério do Ambiente.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.