Nuvem tóxica asfixia Nova Deli

Fotografia: Milind Bedwa/Unsplash. Imagem meramente ilustrativa.

A capital da Índia, Nova Deli, acordou esta manhã envolta numa densa névoa tóxica. Os níveis de poluição do ar registados esta segunda-feira estavam 16 vezes acima do máximo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A área metropolitana de Nova Deli, com mais de 30 milhões de habitantes, aparece com frequência na lista das metrópoles mais poluídas do mundo, em particular durante o Inverno.

O ar mais frio retém os poluentes perto do solo, criando uma mistura mortal de emissões procedentes de incêndios e queimadas agrícolas, de fábricas e do tráfego intenso.

Mas a poluição também aumentou devido aos fogos de artifício lançados durante os últimos dias para comemorar o festival hindu de Diwali, que culmina na noite desta segunda-feira.

O Supremo Tribunal de Justiça indiano flexibilizou este mês uma proibição do uso de fogo de artifício para permitir “fogo de artifício ecológico”, menos poluente, durante o festival de Diwali.

Os níveis de PM2.5 – micropartículas cancerígenas capazes de entrar na corrente sanguínea – atingiram 248 microgramas por metro cúbico em algumas áreas da cidade, de acordo com a organização de monitorização IQAir.  A Comissão Governamental de Gestão da Qualidade do Ar afirmou, porém, que as condições devem piorar nos próximos dias.

As autoridades municipais de Nova Deli anunciaram que pretendem testar técnicas de “fabrico de nuvens”, com aviões que injectam sal ou produtos químicos nas nuvens para induzir chuva e limpar o ar.

Um estudo publicado pela revista The Lancet Planetary Health indica que 3,8 milhões de mortes na Índia entre 2009 e 2019 foram provocadas pela poluição atmosférica.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.