Japão. Partido Komeito abandona coligação governamental

Fotografia: Xie Lipton/Unsplash. Imagem meramente ilustrativa.

O secretário-geral do partido Komeito, Saito Tetsuo, informou a nova líder do Partido Liberal Democrata que o seu partido vai abandonar a coligação governamental que ao longo dos últimos 25 anos esteve à frente dos destinos do Japão.

Saito Tetsuo esteve esta tarde reunido com a nova presidente do PLD, Takaichi Sanae. O secretário-geral do Komeito argumenta que o PLD não forneceu respostas suficientemente claras sobre questões relacionadas com financiamento político. A decisão coloca cobro a uma parceria que dura há mais de um quarto de século. A medida surge numa altura em que a Dieta se prepara para escolher um novo primeiro-ministro. O Parlamento japonês deverá reunir-se dentro de algumas semanas para escolher o novo chefe do Governo. Takaichi Sanae já fez saber que deseja o cargo.
Saito Tetsuo afirmou em conferência de imprensa que os esforços orçamentais para lidar com questões políticas e financeiras são as principais prioridades do Komeito. O Secretário-Geral do Komeito adiantou que o governo de coligação será dissolvido e que vai dar por terminada a relação entre o seu partido e o PLD.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.