Japão. Governo leiloa arroz para combater subida dos preços

Fotografia: Sandy Ravaloniaina/Unsplash;

O governo japonês começou na segunda-feira a leiloar parte das suas reservas de arroz. A medida, pouco habitual no país, em por objectivo conter o aumento dos preços deste alimento, tido como essencial no país.

A escassez de arroz provocada por colheitas deficitárias ao longo dos últimos anos, devido ao calor excessivo, está na origem de um aumento de quase 100 por cento nos preços no período de menos de um ano.

Analistas económicos acreditam que algumas empresas estão a manter propositadamente os seus estoques à espera do momento oportuno para o colocar no mercado.

Para piorar o cenário, o governo emitiu um alerta em Agosto sobre um possível “megaterremoto”, o que levou milhares de pessoas a adquirir arroz para armazenamento.

O Japão tem um estoque de quase um milhão de toneladas de arroz para emergências. O país recorre às reservas em casos de desastres, mas esta é a primeira vez que são utilizadas devido a problemas na cadeia de abastecimento.

O Ministério da Agricultura anuncia esta quarta-feira o nome das empresas que vão receber 150.000 toneladas de arroz. O grão leiloado deve chegar às lojas até o final de Março.

O ministério informou que pode colocar no mercado outras 60.000 toneladas, se considerar necessário.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.