Covid-19. Macau decreta “estado de prevenção imediata”

As autoridades de Macau decretaram ao início da madrugada deste domingo o estado de “prevenção imediata”, decisão justificada pelo Governo com o agravamento do risco de um surto comunitário de Covid-19.

O anúncio foi feito depois do Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus ter dada conta da descoberta de pelo menos doze casos de infecção pelo SARS-Cov2. Os resultados – positivos – dos testes de ácido nucleico a que os pacientes foram submetidos levaram à adopção imediata de várias medidas de controlo, incluindo a suspensão das aulas nas escolas do território e o encerramento de museus e de outros equipamentos públicos.

As autoridades aconselham ainda a população a manter-se vigilante e a evitar sair de casa face ao que sustentam ser o risco acrescido de contágio: “Os residentes devem prestar muita atenção aos últimos anúncios oficiais e tentar ficar em casa e evitar sair”, pede o Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus.

Antes ainda do estado de prevenção imediata ter sido decretado, por volta da meia noite, dezenas de profissionais de saúde e de polícias foram vistos a isolar três edifícios na Rua Manuel de Arriaga, nas imediações do Hospotal Kiang Wu.

O mesmo procedimento foi aplicado no Edifício Tak Fong, na Avenida da Praia Grande, a menos de cem metros da sede do Governo.

A última vez que o “estado de prevenção imediata” foi decretado na Região Administrativa Especial de Macau foi em Agosto do ano passado, depois de três casos locais de Covid-19 terem sido descobertos. Na altura o Governo ordenou que toda a população de Macau fosse testada por várias ocasiões.

O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus também informou entretanto que o Mecanismo Conjunto de Prevenção e Controlo Zhuhai-Macau concordou que desde as seis hora da manhã do dia 19 de Junho de 2022, as pessoas que saem de Macau através dos postos fronteiriços locais devem possuir um certificado que valide o resultado negativo de um teste de ácido nucléico conduzido nas 24 horas imediatamente anteriores.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.