Obras de ourives italiano redescobertas na Nicarágua

Fotografia: José Barcenas/Unsplash

Peças de arte sacra do renomado ourives italiano Luigi Valadier (1726-1785) que se acreditavam terem sido perdidas no México foram encontradas na Catedral de León, na Nicarágua, anunciou uma fonte eclesiástica na quarta-feira.

Doze candelabros, dois ostensórios e um cálice, entre outras peças, “são obras do ourives Luigi Valadier “, apontam as primeiras observações do investigador e crítico de arte americano Xavier Salomon, feitas para as autoridades da Diocese de León.

“Acreditava-se que estes objetos sagrados elaborados por Valadier se encontravam perdidos algures no México, para onde tinham sido enviados. Hoje sabemos que, ao longo destes séculos, eles serviram as celebrações litúrgicas e ornamentos da nossa famosa basílica”, expressou a cúria.

“Todos estes objetos sagrados fazem parte dos tesouros pertencentes à Catedral de León”, também conhecida como Catedral da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria, declarada património da humanidade pela UNESCO em 2011.

A Arquidiocese explicou que Salomon chegou à Nicarágua por meio de negociações com a Santa Sé, a fim de descobrir e estudar as joias do “famoso ourives e joalheiro italiano Luigi Valadier”. Este último foi “uma das figuras mais proeminentes da arte decorativa, que criava peças impactantes em ouro, prata, pedras preciosas, madeira ou vidro”, destacou a cúria, localizada no noroeste do país.

Valadier também foi um dos artistas mais requisitados por papas, aristocratas e membros das famílias reais de sua época. Salomon, por sua vez, é um notável estudioso de arte, que trabalha actualmente como vice-diretor do museu Frick, curador-chefe do Peter Jay Sharp e curador do departamento de Pinturas Europeias do Museu Metropolitano de Arte de Nova York.

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.