O governo da Alemanha revelou na quinta-feira uma série de medidas para aliviar o impacto do aumento dos preços do petróleo. Entre as mais significativas estão uma redução significativa dos bilhetes de comboio durante um período de 90 dias, para incentivar o uso dos transporte públicos, além de vários subsídios energéticos.
O pacote foi acordado após vários dias de debate entre o Partido Social-Democrata (SPD, na sigla em alemão), ao qual pertence o chanceler, Olaf Scholz, e os seus parceiros no Executivo, a coligação ambientalista Os Verdes, e os liberais do FDP.
O Ministro das Finanças, Christian Lindner, indicou que o pacote do governo procura proteger o país “dos impactos negativos da guerra” e adoptar novas medidas para diversificar as fontes de energia.
O governo vai lançar um abono de nove euros por mês para os transportes públicos durante 90 dias e também vai oferecer um subsídio de 300 euros e uma redução de impostos sobre o combustível de 0,30 centavos por litro de gasolina e de 0,14 para o diesel por três meses.
As medidas buscam reduzir a dependência da Alemanha da energia russa depois da invasão que Moscovo lançou contra a Ucrânia.
Leave a Reply