Macau. Constelação Michelin com menos três estrelas

Fotografia: Jametlene Reskp/Unsplash

Macau perdeu ao longo do último ano três restaurantes com estrelas Michelin. Na nova edição do reputado guia gastronómico, o território totaliza agora 15 estabelecimentos distinguidos com uma ou mais estrelas. O Guia Michelin para Macau e Hong Konghoje foi esta quarta-feira apresentado.

Três restaurantes de Macau – o “Robuchon au Dôme” e “The Eight Restaurant”, ambos no hotel-casino Grand Lisboa, e o “Jade Dragon”, no City of Dreams – conseguiram manter as três estrelas com que foram classificados na edição de 2021, escreveram os responsáveis pelo Guia Gastronómico no seu portal electrónico.

Macau conta ainda com cinco restaurantes que foram distinguidos com duas estrelas e sete com uma estrela Michelin. Em evidência esteve o restaurante “Sichuan Moon”, criado pelo ‘chef’ taiwanês André Chiang e liderado pelo ‘chef’ executivo da Malásia Zor Tan no ‘resort’ Wynn Palace, que passou a integrar directamente o leque de restaurantes distinguidos com duas estrelas. O estabelecimento distinguiu-se “com uma ementa que desafia preconceitos sobre a comida de Sichuan e pratos que podem ser definidos como obras de arte”, indicou a organização.

Distinguido com uma estrela, obtida no ano passado, o restaurante de comida cantonense “Wing Lei”, no ‘resort’ Wynn Macau, conquistou agora a segunda, “sob a liderança estável” do ‘chef’ Chan Tak Kwong.

Na categoria “Bib Gourmand”,  que distingue os restaurantes que oferecem menus de três pratos por menos de 400 patacas, mantêm-se sete estabelecimentos em Macau, entre eles o restaurante português “O Castiço”, na ilha da Taipa.

O Guia Michelin atribuiu ainda distinções a oito estabelecimentos de ‘street food’, 20 restaurantes selecionados e uma estrela verde, que distingue uma cozinha sustentável. A distinção foi conquistada no ano passado pelo Restaurante Educacional do Instituto de Formação Turística: “Nesta edição de 2022, aplaudimos os cozinheiros e restauradores de ambos os territórios por mostrarem coragem, resiliência e criatividade em tempos de incertezas. Estamos orgulhosos de celebrar os mais brilhantes talentos de Hong Kong e Macau enquanto preparam o caminho para dois dos mais excitantes e diversificados destinos culinários do mundo”, sublinhou o director internacional do Guia Michelin, Gwendal Poullennec.

 

 

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.