O incêndio que matou 19 pessoas no domingo num prédio do Bronx, em Nova York, foi causado por um aquecedor portátil, informou o comissário do Departamento de Bombeiros da cidade, Daniel Nigro.
“Os xerifes determinaram, com base em provas físicas e relatos de moradores, que o incêndio começou num quarto, devido a um aquecedor eléctrico portátil”, detalhou o comissário.
O incêndio causou ainda dezenas de feridos, de acordo com as autoridades nova-iorquinas: “Havia muitas crianças a chorar e a pedir ajuda”, contou à AFP a dominicana Dilenny Rodríguez, de 38 anos, moradora do 12° andar, que escapou com o filho, de 10 anos, pela escada.
“É um dos piores incêndios da nossa história. Sabemos que temos 19 pessoas mortas, bem como várias outras em estado crítico e mais de 63 feridos”, disse o presidente da câmara de Nova Iorque, Eric Adams, que assumiu o cargo há uma semana. No Twitter, o autarca confirmou a perda de “nove jovens vidas inocentes”, entre elas de crianças e adolescentes, que estão entre os 19 mortos.
Duzentos bombeiros trabalharam no combate às chamas, declarado pela manhã no segundo e terceiro andares do prédio, de 19 pavimentos, de acordo com o departamento dos bombeiros (FDNY). Vizinhos disseram ter visto residentes desesperados, aparentemente presos.
Leave a Reply