O Centro de Coordenação e Contingência do Novo Tipo de Coronavírus anunciou que um homem da República Popular da China que entrou em Macau na madrugada de terça-feira foi internado no Centro Clínico de Saúde Pública, em Coloane, para cumprir um período de quarentena.
A decisão foi tomada depois de autoridades de saúde da vizinha província de saúde Guangdong terem comunicado à Direcção dos Serviços de Saúde que o homem, de 28 anos, tinha feito uma viagem de autocarro com uma pessoa que teve contacto próximo com um portador assintomático do novo coronavírus. O cidadão chinês é oriundo da cidade de Maoming, no sul da província de Cantão.
As autoridades de saúde de Maoming anunciaram que identificaram um novo portador assintomático do novo coronavírus, uma mulher de 47 anos que trabalhava num restaurante em Cantão e que terá servido comida ao marido de uma mulher de 75 anos, que foi confirmada como paciente com COVID-19 na sexta-feira da semana passada. A paciente assintomática reside também na cidade de Maoming.
A mulher de 75 anos, oriunda de Liwan, nas imediações de Guangzhou, foi diagnosticada como portadora da variante indiana do vírus, que é mais contagiosa do que a variante chinesa da Covid-19. Desde então, o seu marido foi confirmado como portador assintomático do novo coronavírus.
As autoridades de saúde de Maoming transferiram a mulher de 47 anos, que teve contacto com o portador assintomático, para uma unidade de quarentena, onde ela fez um teste de ácido nucléico (NAT) no sábado, cujo resultado foi negativo. A mulher foi posteriormente submetida a um teste de ácido nucléico de acompanhamento na segunda-feira, que apresentou um resultado diferente. Depois do segundo teste, a mulher foi classificada como portadora assintomática do novo coronavírus, dado que até à altura não apresentava qualquer sintoma de Covid-19.
Macau na equação
O homem de 28 anos que foi enviado para o Centro Clínico de Saúde Pública viajou de autocarro de Maoming para Guangzhou na sexta-feira na semana passada com uma pessoa que teve contacto próximo com a mulher de 47 anos, o que levou as autoridades do Continente a considerar o jovem também um contacto próximo.
O homem entrou em Macau na madrugada de terça-feira pelo posto fronteiriço da Ilha da Montanha e alojou-se no The Londoner. Na unidade hoteleira, o contacto próximo ao contacto próximo tomo o pequeno-almoço num dos restaurantes e foi depois conduzido ao Centro Hospitalar Conde de São Januário, onde foi submetido a um teste de ácido nucleico, tendo testado negativo à presença do novo coronavírus.
O homem de 28 anos foi, entretanto, levado para o Centro Clínico de Saúde Pública de Coloane para quarentena e observação médica, de acordo com o comunicado, que não especifica durante quanto tempo o jovem necessita de se submeter a observação médica.
O comunicado refere que as autoridades de saúde do continente classificaram o homem de 28 anos como “um contacto próximo de um contacto próximo” de um portador assintomático do novo coronavírus e sublinha que o jovem não representa um risco elevado de COVID-19 para a população de Macau.
Leave a Reply