Espanha. Quarenta e dois por cento dos municípios em risco de despovoamento

Fotografia: Federico Bottos/Unsplash

O Banco de Espanha alertou que a concentração da população em Espanha é muito elevada em termos europeus e identificou 3.403 municípios (42 por cento do total) em risco de despovoamento, uma taxa muito superior à do conjunto da Zona Euro.

No seu relatório anual publicado esta quinta-feira, a entidade faz pela primeira vez uma análise da distribuição espacial da população e das suas implicações económicas, concluindo que Espanha tem uma percentagem “anormalmente elevada” de território desabitado.

Apenas 13 por cento das células de um quilómetro quadrado do território estão povoadas, uma anomalia que não se deve a factores geoclimáticos, como noutras partes da Europa.

O salário é o factor determinante nesta situação, especialmente para os trabalhadores mais qualificados.

De acordo com o relatório, as províncias com maior incidência de municípios em risco de despovoamento são aquelas em que a capital de província é mais pequena, enquanto os municípios rurais perto de grandes centros urbanos mostram um maior dinamismo.

Residir em cidades maiores está associado a níveis mais elevados de salários e oportunidades profissionais, bem como a uma maior oferta tanto de serviços públicos como privados.

Contudo, também implica desvantagens, tais como preços mais elevados das casas, níveis mais elevados de exposição à poluição e tempos mais longos de deslocação.

O Banco de Espanha sugere políticas que garantam um certo nível de serviços disponíveis para os habitantes dos municípios rurais, bem como políticas que ajudem a inverter o despovoamento dos municípios com potencial de crescimento.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.