Califórnia quer banir fracturamento hidráulico em 2024

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, anunciou na sexta-feira que tenciona banir o fracturamento hidráulico, método de extracção de hidrocarbonetos com forte impacto ambiental, a partir de 2024, com o objectivo de interromper gradativamente toda a exploração de petróleo até 2045.

Caso a decisão se materialize, a  Califórnia, o estado mais populoso e também um dos principais produtores de petróleo dos Estados Unidos, seria o primeiro a interromper toda a extracção.

A proibição do fracturamento hidráulico, que representa cerca de 2 por cento da produção de petróleo do estado, será implementada pela agência local de gestão de recursos naturais, que deixará de emitir novas licenças o mais tardar em Janeiro de 2024.

A par desta medida, o governador Newsom pediu à agência responsável pela monitorização da poluição do ar para examinar estratégias para “interromper gradualmente a perfuração de petróleo em todo o estado até 2045”, disseram os seus serviços num comunicado.

A meta está ligada aos esforços da Califórnia para combater as mudanças climáticas, incluindo o objectivo de alcançar a “neutralidade de carbono” até 2045 e a decisão de Newsom de proibir a venda de veículos novos a partir de 2035: “A crise climática é real e continuamos a ver os seus sinais todos os dias”, alertou o governador democrata.

“Como estamos a avançar rapidamente para descarbonizar o nosso sector de transporte e criar um futuro mais saudável para os nossos filhos, deixei claro que não via a utilidade do fraturamento hidráulico no futuro e, da mesma forma, acredito que a Califórnia teria que ser capaz de mudar para a era pós-petróleo”, explicou Newsom no comunicado.

O governador tinha dito anteriormente que não tinha poderes para banir o fracturamento hidráulico, mas que estava sob forte pressão de activistas ambientais.

O fracturamento hidráulico, também conhecido como “fracking”, envolve a extração de petróleo e gás retidos no subsolo por meio da injecção de fluidos de alta pressão para fracturar as rochas.

O scetor desenvolveu-se muito nos anos 2000 e 2010, tornando os Estados Unidos o maior produtor mundial de petróleo desde 2014.

Os custos ambientais e de saúde produzidos por esse método estão cada vez mais documentados, incluindo a geração de terremotos e altos níveis de poluição do ar e da água nas proximidades de explorações agrícolas, com consequências para a saúde dos moradores, em particular devido a doenças como asma ou cancro.

As fugas de metano para a atmosfera, por sua vez, reforçam o aquecimento global.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.