Vinte e oito dias de quarentena para viajantes da Índia, do Paquistão e das Filipinas

Fotografia: Expediente Photo/Unsplash

As autoridades de Macau começaram esta segunda-feira a impor uma quarentena de 28 dias a viajantes provenientes da Índia, do Paquistão e das Filipinas. A Direcção dos Serviços de Saúde justificou a decisão com o agravamento do panorama epidémico naqueles países.

“Nessas regiões, a situação epidémica agravou-se”, lembrou a coordenadora do Núcleo de Prevenção e Vigilância da Doença do território, Leong Iek Hou, na conferência de imprensa semanal do Centro de Coordenação de Contigência do Novo Tipo de Coronavírus: “A partir de hoje, todas as pessoas que chegam a Macau [daqueles países] vão ter de fazer quarentena durante 28 dias”, reiterou a responsável, depois das autoridades locais terem anunciado a medida no domingo.

As novas prerrogativas, que se aplicam às pessoas que tenham estado naqueles países nos 28 dias anteriores à entrada em Macau, alarga assim por mais sete dias a quarentena em vigor para viajantes de outras zonas “com alta incidência” da doença. Actualmente, a quarentena – que tem de ser cumprida obrigatoriamente numa unidade hoteleira –  é de 21 dias, recordou Leong Iek Hou: “Considerámos que esses três países têm uma situação epidemiológica relativamente grave e que as pessoas vindas desses países podem ter um grande risco de contágio (…) e de terem sido infectadas com uma variante da covid-19”, acrescentou. A coodenadora do Núcleo dePrevenção e Vigilância da Doença diz que o aumento da quarentena se destina a “tentar minimizar o máximo possível o risco de contágio em Macau”.

A Índia é o segundo país com mais casos de Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos da América. As autoridades indianas registam há vários dias consecutivos um recorde de infeções.

Na última semana, a Índia chegou a registar mais de 260 mil novos casos por dia, e a capital, Nova Deli, vai entra esta segunda-feira em confinamento, para evitar o colapso das unidades de sáude.

A gravidade de uma nova variante do coronavírus descoberta naquele país, conhecida por B.1.617, está a ser investigada pelas autoridades britânicas, que já detectaram 77 casos no Reino Unido.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.