
Um laboratório português identificou dois casos suspeitos da variante brasileira de Covid-19 na região de Lisboa, os primeiros detectados em Portugal, que serão analisados pelas autoridades de saúde para confirmar se correspondem a essa mutação.
Os casos foram detectados pela Unilabs em amostras de testes PCR de dois indivíduos que testaram positivo na região da capital portuguesa, de acordo com o laboratório.
As amostras serão agora analisadas pelos Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) para confirmar que efectivamente são casos associados à variante brasileira.
Já tinham sido detectadas em Portugal a variante sul-africana e, a grande escala, a britânica, uma das razões pelas quais a terceira vaga no país tem sido tão severa.
A variante britânica chegou a ter uma prevalência de mais de 50 por cento dos positivos detectados na região de Lisboa.
Apesar de Portugal ainda não ter detectado nenhum caso da variante brasileira, o país foi considerado uma porta de entrada para a Europa desta estirpe devido às suas fortes relações com o Brasil.
Alguns países, como o Reino Unido ou Angola, chegaram a impor vetos aos voos procedentes de Portugal em Janeiro devido a esta variante.
Leave a Reply