Reino Unido atribui novos vistos a residentes de Hong Kong

Os residentes de Hong Kong que tiverem um “passaporte britânico de ultramar” poderão solicitar vistos para morar e trabalhar no Reino Unido a partir de domingo, informou o governo britânico. Londres tinha prometido esta medida no âmbito do braço-de-ferro com Pequim em defesa da manutenção das liberdades fundamentais na antiga colónia britânica.

Até agora, os residentes do território que Londres devolveu à China em 1997 só podiam visitar o Reino Unido durante seis meses, sem autorização para trabalhar.

Mas com os novos vistos, poderão permanecer durante um período de cinco anos e pedir a cidadania britânica depois: “Estou muito orgulhosa de que tenhamos aberto esta nova via para que os residentes de Hong Kong morem, trabalhem e se estabeleçam no nosso país”, disse o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, num comunicado.

Esta ampliação “honra nossos profundos laços históricos e de amizade com o povo de Hong Kong”, acrescentou o dirigente, que se vangloria de “defender”, assim, “a liberdade e a autonomia, valores com os quais o Reino Unido e Hong Kong estão comprometidos”.

O governo britânico tinha prometido esta mudança em Julho de 2020, em resposta à imposição, por parte da China, de uma nova Lei de Segurança Nacional em Hong Kong, considerada “uma clara e grave violação” das condições da retrocessão, afirmou o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dominic Raab.

Os titulares de “passaportes britânicos do ultramar” e os “membros da família que reunirem os requisitos” poderão solicitar a partir de domingo um visto de cinco anos por 250 libras, qualquer coisa como 340 dólares.

No entanto, cada pessoa, seja adulto ou menor, terá que pagar entre 3.120 e 2.350 libras para beneficiar do sistema de saúde público britânico.

Há 350.000 titulares do “passaporte britânico do ultramar”, um número que quase duplicou em Hong Kong de há um  ano e meio a esta parte. Outros 2,9 milhões de habitantes de residentes de Hong Kong, todos nascidos antes de 1997, podem optar por solicitar o documento.

Londres estima que o novo sistema pode vir a atrair até 322.400 residentes de Hong Kong ao longo de um período de cinco anos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.