Sanofi vai produzir 125 milhões de doses da vacina da Pfizer

A farmacêutica Sanofi anunciou esta quarta-feira que vai fabricar mais de 125 milhões de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19 para a União Europeia (UE) a partir de Julho de 2021, com o propósito de ajudar a responder às necessidade do produto. Ao mesmo tempo, a farmacêutica vai continuar a desenvolver a sua própria vacina.

“Compreendemos que quanto mais cedo as vacinas estiverem disponíveis, mais vidas podem ser potencialmente salvas”, disse o CEO da Sanofi, Paul Hudson, em comunicado.

Hudson acrescentou que o acordo alcançado com a Pfizer mostra “a vontade de todo o sector farmacêutico de lutar contra a pandemia” de Covid-19 e, em particular, contra a escassez de vacinas causada pela insuficiente capacidade de produção.

O dirctor-executivo da companhia francesa tinha avançado numa entrevista que iriam produzir 100 milhões de doses, mas o número foi esta quarta-feira detalhado: a farmacêutica francesa deverá produzir 125 milhões de doses.

A Sanofi vai utilizar a sua fábrica em Frankfurt, na Alemanha, escolhida pela sua proximidade com uma fábrica da Pfizer em Mainz (Alemanha), da qual será expedido o princípio activo.

A farmacêutica americana assegurou que a entrega de vacinas previstas irá sofrer flutuações devido a ajustamentos de produção das suas fábricas.

Paralelamente, a Sanofi vai continuar com o desenvolvimento das suas duas candidatas a vacina, que até agora não deram resultados satisfatórios, o que levou o laboratório francês a adiar a data de entrega aos clientes até ao final do ano.

A primeira, desenvolvida juntamente com a GSK e baseada na proteína que serve para produzir a actual vacina da gripe sazonal, mostrou bons resultados em doentes até aos 49 anos de idade, mas não acima dessa idade.

A Sanofi disse que irá lançar um novo teste clínico no próximo mês com uma formulação antigénica optimizada da vacina para determinar se aumenta a eficácia em todas as idades.

Se obtiver melhores resultados, disse o laboratório, a vacina poderá estar disponível para os clientes até ao final do ano.

A outra candidata, na qual está a trabalhar com a Translate Bio, é baseada em ARN e apresentou resultados iniciais satisfatórios, pelo que vai dar início a um novo estudo no primeiro trimestre do ano.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.