Portugal. Governo endurece confinamento

O Governo português endureceu na segunda-feira as medidas do confinamento que se encontravam em vigor desde a última sexta-feira no meio de números de Covid recorde e com os hospitais ao limite, depois deste fim de semana se ter visto mais movimento do que o esperado.

“Vivemos o momento mais grave desta pandemia”, admitiu o primeiro-ministro, António Costa, que anunciou em conferência de imprensa ajustes ao confinamento. Entre as novas medidas estão a proibição de circular entre municípios sem justificação aos fins de semana, mais restrições à restauração e um reforço da vigilância policial: “Não é aceitável manter este nível de circulação ao fim de semana”, avisou Costa, em referência às imagens que mostravam vários grupos de pessoas a passear e conversar em parques e espaços públicos.

“Fiquem em casa, saiam apenas para o imprescindível, se têm que trabalhar, ir às compras e sair o mínimo possível para a sua própria saúde mental”, resumiu.

A restauração, que estava limitada a entregas ao domicílio e “take away”, poderá manter estas vias, mas não  poderão vender bebidas à porta. Os produtos não poderão ser consumidos nas imediações dos estabelecimentos.

O Governo pretende assim evitar imagens como as dos três primeiros dias de confinamento, quando se pôde ver, por exemplos, pessoas a tomar café numa mesa colocada à porta dos estabelecimentos.

Os restaurantes situados nos centros comerciais deverão fechar por completo, sem direito a “take away”.

Também se limita o horário dos estabelecimentos autorizados para abrir: devem fechar às 20h00 de segunda a sexta e às 13h00 aos fins de semana, excepto o comércio de alimentos, que pode chegar às 17h00.

Além disso, proíbe-se a venda ou entrega de produtos à porta dos estabelecimentos de todo o comércio que não seja de alimentos, assim como as campanhas de saldos, promoções e liquidações “que promovam a circulação e concentração de pessoas”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.