O Governo decidiu aumentar a partir desta segunda-feira o período de quarentena obrigatória de 14 para 21 dias para as pessoas que cheguem ao território oriundas de regiões considerados de elevado risco de transmissão do novo coronavírus.
“A nível mundial (…), após 14 dias houve novas transmissões e vamos por isso reforçar as medidas de quarentena”, explicou o médico Alvis Lo Iek Long, da Direcção dos Serviços de Saúde, numa conferência de imprensa realizada ao início da noite desta segunda-feira.
A medida exclui as pessoas que chegam a Macau de locais identificados como de risco moderado na República Popular da China ou em Taiwan e inclui quem chegue ao território oriundo do Reino Unido ou da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, destacou o mesmo responsável.
As autoridades britânicas identificaram uma estirpe mais contagiosa do novo coronavírus: “Esta nova variante tem uma transmissibilidade de mais de 70 por cento”, salientou Alvis Lo, frisando que o objectivo das autoridades é de garantir a saúde pública dos residentes de Macau e minimizar os riscos de transmissão.
O território não regista qualquer caso há quase seis meses, tendo sido dos primeiras jurisdições a ser atingida pela pandemia, em finais de Janeiro. No total, desde o início da crise de saúde pública identificou apenas 46 contágios e nenhum surto local.
Leave a Reply