Israel estabelece relações diplomáticas com o Butão

Israel anunciou neste sábado o estabelecimento de relações diplomáticas com o reino do Butão, localizado na região mais oriental do Himalaias.

“O círculo de reconhecimento de Israel continua a expander-se. O estabelecimento de relações com o reino do Butão constituirá uma nova etapa no aprofundamento das relações de Israel no continente asiático”, disse o Ministro dos Negócios Estrangeiros Gabi Ashkenazi num comunicado.

O acordo foi assinado pelo primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, que disse, num comunicado que Israel está “em contacto com outros países que desejam estabelecer relações”.

Israel chegou a acordo para normalizer as suas relações nos últimos meses com os Emirados Árabes Unidos, com o Bahrein, o Sudão e Marrocos.

A assinatura do acordo com o reino do Butão ocorreu na residência do embaixador de Israel na Índia, Ron Malka, juntamente com o seu homólogo butanês, de acordo com o Ministério dos Negócios Estrangeiros israelita.

“Este acordo abrirá muito mais oportunidades de cooperação para o benefício dos nossos dois povos”, tweetou Malka, definindo o dia como “histórico” e partilhando fotos que mostram funcionários de ambos os países a sorrir, a assinar documentos e apertar as mãos.

O remoto reino do Butão, um país com menos de um milhão de habitantes, está entalado entre os gigantes China e Índia. O pequeno reino é famoso por seu índice de felicidade nacional bruta, que se baseia na felicidade e não no crescimento económico.

O Butão também se tenta proteger das desvantagens da globalização, mantendo uma economia de baixo carbono e um baixo número de turistas com uma diária de 250 dólares por visitante na época alta..

O país orgulha-se da sua independência política e cultural e só mantém relações diplomáticas com cerca de cinquenta países.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.