A França não vai reabrir museus, cinemas e teatros na semana que vem, como estava planeado, já que as taxas de infecção por Covid-19 não estão a cair tão rapidamente como o governo esperava, afirmou o primeiro-ministro Jean Castex na quinta-feira.
O governo francês tinha anunciado que um lockdown imposto no final de Outubro para controlar uma segunda onda de coronavírus seria suspenso até ao dia 15 de Dezembro, com a reabertura de estabelecimentos culturais.
Mas a reabertura dependia do número de novos casos de infecção caírem para cerca de 5 mil por dia. A França está a caminho de não atingir essa meta: “Ainda não estamos no final desta segunda onda, e não iremos atingir os objectivos que tínhamos estabelecido para o dia 15 de Dezembro”, disse Castex numa conferência de imprensa. “Não podemos baixar a guarda. Precisamos de continuar focados, e encontrar o nosso caminho nas próximas semanas com muita vigilância”, disse.
Embora as taxas de transmissão sejam agora muito menores do que eram no pico da segunda onda, a França ainda regista uma média de 11.368 novos casos por dia, de acordo com dados da Reuters.
Teatros, cinemas e museus só devem reabrir no início de Janeiro, disse Castex. A decisão suscitou reacções furiosas dos agentes do universo cultural.

Leave a Reply