Zhong Shanshan supera Jack Ma e torna-se o homem mais rico da China

Um  empresário da República Popular da China, dono de uma empresa de água engarrafada e de uma fabricante de vacinas tornou-se a pessoa mais rica da China, num dia marcado por grandes perdas em bolsa no sector da tecnologia.

O património Zhong Shanshan atingiu os 58,7 mil milhões de dólares e superou em dois mil milhões Jack Ma, de acordo com o índice Bloomberg Billionaires Index.

Zhong é agora o segundo mais rico da Ásia, atrás apenas de Mukesh Ambani, da Índia. O empresário chinês é agora a 17.ª pessoa mais rica do mundo.

Apelidado de “Lobo Solitário” por não se envolve em política e por não querer criar consórcios empresariais, a fortuna de Zhong aumentou 51,9 mil milhões de dólares em 2020, mais do que qualquer outra pessoa no mundo, excepto Jeff Bezos, o dono da Amazon.com, e de Elon Musk, dono da Tesla.

Bezos e Musk sofreram grandes perdas na quarta-feira, com as acções de tecnologia a registarem grandes quedas.

A oferta pública inicial da empresa de água engarrafada Nongfu Spring Co colocou Zhong entre os três mais ricos da China no início do mês de Setembro. Em Agosto, a entrada em bolsa da fabricante de vacinas Beijing Wantai Biological Pharmacy Enterprise Co. já tinha aumentado o seu património líquido para 20 mil milhões de dólares. Zhong lidera agora o ‘ranking’ dos mais ricos na China, habitualmente dominado por empresários do sector da tecnologia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.