A empresa tecnológica chinesa Huawei anunciou esta quinta-feira o lançamento da segunda versão do seu próprio sistema operativo, o HarmonyOS, que começará a ser utilizado nos smartphones da empresa a partir do próximo ano.
Durante a abertura da Conferência de Desenvolvedores da Huawei (HDC) na cidade de Dongguan, na vizinha província de Cantão, o diretor executivo do Grupo de Negócios e de Consumo da Huawei, Richard Yu, disse que o HarmonyOS vai permitir “impulsionar um ecossistema para todas as situações”.
O sistema operativo, conhecido como Hongmeng na China, foi a resposta da Huawei às sanções dos EUA que a deixaram sem acesso aos serviços da Google, incluindo o Android, habitualmente usado pela empresa chinesa nos seus dispositivos.
Yu prometeu uma “experiência imersiva interactiva” e “dados sempre seguros” em dispositivos que utilizam esta segunda versão do HarmonyOS.
Entre as novidades que destacou encontram-se a inclusão de inteligência artificial com reconhecimento de voz dentro das aplicações para que possam ser controladas sem tocar no dispositivo ou a capacidade de adaptar a interface de uma aplicação a qualquer tipo de dispositivo.
A partir desta quinta vai estar disponível uma versão beta para programadores, centrada em telemóveis ou relógios inteligentes, e em Dezembro será publicada uma já está habilitada para simular o ambiente em ‘smartphones’.
Leave a Reply