A taxa de desemprego no território fixou-se em 2,7 por cento nos três meses terminados no final de Julho. Trata-se de uma subida de 0,2 pontos percentuais comparativamente ao período anterior, compreendido entre Abril e Junho
Os valores foram esta quinta-feira avançados pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos, que revelou que o número de desempregados no território é actualmente superior a onze mil residentes: “A população desempregada era composta por 11.100 indivíduos, mais 1.000, face ao período passado”, indicou, em comunicado, a DSEC.
A subida é mais relevante quando comparada com o período homólogo de 2019. No período de um ano a fasquia da população de Macau que se encontra em situação de desemprego cresceu 0,9 pontos percentuais.
O número de desempregados à procura do primeiro emprego – que representou 9,2% do total da população desempregada – também aumentou face aos três meses compreendidos entre Abril e Junho, tendo crescido 3,7 pontos percentuais.
Entre aqueles que procuram um novo emprego, o indicador “que mais aumentou” foi o daqueles que “trabalharam anteriormente no ramo de actividade económica das lotarias, outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos”, o que confirma que o sector do jogo foi um dos afectados de forma mais negativa pela pandemia de SARS-Cov2.
A população activa era, no final de Julho, composta por 406.500 pessoas, enquanto a população empregada atingiu os 395.400 trabalhadores, ou seja, “menos 6.500 face ao período precedente, devido principalmente ao número de trabalhadores não residentes que viviam em Macau ter descido”, indica a DSEC.
A taxa de desemprego dos residentes fixou-se em 3,8 por cento, ou mais 0,3 pontos percentuais entre Maio e Julho. No mesmo período, estavam empregados 277.700 residentes, menos 1.600 face ao balizado entre Abril e Junho: “Em termos de ramos de actividade económica, verificou-se que o número de residentes empregados das lotarias; outros jogos de aposta e actividade de promoção de jogos, bem como do comércio a retalho decresceu, porém, o número de residentes empregados da construção aumentou”, explicam os Serviços de Estatística e Censos, na mesma nota de imprensa.


Leave a Reply