Covid-19. Portugal retoma restrições a 15 de Setembro

Portugal vai avançar para o estado de contingência, que implica ampliar as restrições vigentes para combater a expansão da COVID-19, a partir do próximo 15 de Setembro, anunciou esta quinta-feira o Governo liderado por António Costa.

“Vimos um aumento dos números (de contágio) em vários países nos últimos dias, e o Governo não pode permanecer indiferente face a isso, pelo que a partir de 15 de Setembro todo o país irá voltar ao estado de contingência”, disse a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, em conferência de imprensa depois de uma reunião do conselho de ministros.

Além disso, a 7 de Setembro, o Governo vai voltar a avaliar a situação e tomar medidas adicionais, se for necessário, para preparar o início do ano lectivo e o regresso à actividade laboral.

Portugal encontra-se agora em estado de alerta, limitado ao distanciamento social e ao uso de máscaras em lugares públicos fechados, o mais suave dos quatro previstos pelas autoridades contra a pandemia, abaixo dos estados de emergência, calamidade e contingência.

A região mais castigada pela pandemia, Lisboa e Vale do Tejo, já se encontra em estado de contingência, o que obriga a antecipar o fecho do comércio, proíbe o consumo de álcool na via pública e limita as reuniões de pessoas a 10.

A expansão do vírus em Portugal tem aumentado nos últimos dias -399 novos casos nas últimas 24 horas- com especial incidência na região de Lisboa e Vale do Tejo, que regista quase metade dos contágios, seguida pelo norte.

Nas últimas 24 horas foram também contabilizados dois novos falecimentos por COVID-19, elevando a 1.809 as vítimas mortais pela pandemia registados no país.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.