A primeira morte por Covid-19 na Colômbia aconteceu no final de Fevereiro, mais de uma semana antes de o país andino registar oficialmente o seu primeiro caso de coronavírus. A revelação foi feita esta quinta-feira pelo gabinete de estatísticas do país.
O país reportou o seu primeiro caso de infecção pela doença no dia 6 de Março, e o que pensava ser sua primeira morte – a de um taxista de 58 anos na cidade de Cartagena- no dia 21 de Março.
Mas dados referentes ao número de mortos apresentados pelo Departamento Administrativo Nacional de Estatística (DANE) do país mostram que a primeira morte dum paciente com suspeita de Covid-19 aconteceu no dia 15 de Fevereiro, enquanto a primeira morte confirmada aconteceu no dia 26 do mesmo mês.
A Colômbia registou 30 mortes confirmadas pela Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus, e 94 mortes suspeitas no primeiro trimestre, acrescentou o organismo.
Cerca de 40 por cento das mortes por Covid-19 no primeiro trimestre do ano aconteceram na capital Bogotá, enquanto as províncias de Valle del Cauca e Bolívar representaram 23 por cento e 10 por cento das fatalidades respectivamente.
A província de Antioquia, onde fica a segunda maior cidade do país, Medellín, registou cerca de 59 por cento das mortes de pessoas com suspeita de Covid-19, de acordo com os dados do governo.


Leave a Reply