Hong Kong. Sector do turismo espera “corredor especial” para Macau ainda este mês

Representantes do sector do turismo da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong manifestaram-se esta terça-feira esperançados que o Executivo liderado por Carrie Lam possa anunciar ainda este mês um corredor especial que permita que indivíduos comprovadamente saudáveis possam circular entre Hong Kong, Macau e Guangdong sem terem que se submeter a quarentena.

Os representantes do Conselho da Indústria de Viagens e outros representantes do sector estiveram esta terça-feira reunidos com o Secretário do Comércio de Hong Kong, Edward Yau. O governante deixou entender que a abertura ponderada das fronteiras está depende da conclusão dos trabalhos relativos à criação de um sistema de códigos de saúde semelhante ao que já está em vigor em Macau. O sistema tem por base um código QR que avalia o nível de risco das pessoas, tendo por base o histórico de viagens, bem como os contactos que mantiveram nos catorze dias imediatamente anteriores.

A vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong deverá adoptar um mecanismo semelhante para permitir que os residentes ou viajantes de baixo risco fiquem isentos dos requisitos da quarentena.

Depois do encontro com Edward Yau, Jason Wong, representante do Conselho da Indústria de Viagens, mostrou-se confiante de que a actividade e o intercâmbio turístico nas três regiões possa ser retomado dentro em breve: “O feedback é muito positivo e os agentes do sector estão ansiosos pela reabertura da fronteira e esperam que o corredor especial possa ser estabelecido dentro em breve”, explicou o responsável em declarações à RTHK.

Wong acrescentou ainda que se a experiência com Macau for bem sucedida, o próximo passo poderá passar por adicionar outros países ao corredor especial, exemplificando com a Tailândia.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.