O secretário das Finanças da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, Paul Chan, anunciou esta segunda-feira que os residentes do território vizinho vão começar a receber cheques de dez mil Hong Kong dólares a partir de 8 de Junho, noticiou esta segunda-feira a emissora pública de radiodifusão RTHK.
O governante explicou que todo os que são abrangidos pela medida, anunciada em Fevereiro nas Linhas de Acção Governativa, podem inscrever-se a partir de 21 de Junho.
A inscrição pode ser feita através de plataformas de online banking ou através do preenchimento de um formulário de inscrição que descrimine se os cheques devem ser enviados directamente para uma conta bancária ou para um endereço postal.
Chan explicou ainda que os residentes que se inscrevam por via electrónica devem receber a comparticipação pecuniária no prazo de duas semanas. O processamento dos pedidos, no caso dos que optam por outra via, é ligeiramente mais lento, com o montante a ser distribuído num período de duas semanas.
O plano de comparticipação pecuniária foi justificado por Paul Chan ao abrigo das medidas de alívio com que o Executivo procura responder ao impacto do novo coronavírus.
A iniciativa abrange todos os residentes permanentes da Região Administrativa Especial de Hong Kong com idade igual ou superior a 18 anos. O montante visa “promover o consumo local, por um lado, e aliviar os encargos financeiros dos residentes por outro”, explicou Paul Chan em Fevereiro.
A medida, que deverá beneficiar cerca de sete milhões de pessoas, vais custar ao erário público da antiga colónia britânica cerca de 71 mil milhões de dólares de Hong Kong.
Leave a Reply