A República Popular da China fez saber esta quinta-feira que vai impor a lei da Segurança do Estado na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong sem que o famigerado artigo 23 seja legislado. A decisão foi anunciada na véspera do arranque da sessão plenária anual da Assembleia Nacional Popular. Washington ameaça reagir “de maneira muito forte” se Pequim tentar cercear mais ainda as liberdades na antiga colónia britânica.
O Departamento de Estado dos Estados Unidos da América também lembrou a República Popular da China que um alto grau de autonomia e o respeito pelos direitos humanos são a chave para preservar o estatuto do território vizinho e que só essas características ajudam Hong Kong a manter a sua posição como centro financeiro mundial.
A decisão anunciada por Pequim pode levar a novos protestos em Hong Kong, que até ao momento tem beneficiado de muitas das liberdades que não são permitidas no Continente. A antiga colónia britânica foi sacudida ao longo do ano passado por constantes manifestações, algumas violentas, que mergulharam a cidade na mais profundas turbulência desde que o território regresso à soberania chinesa, a 1 de Julho de 1997.
Trump, que ao longo dos últimos meses elevou a novos parâmetros a retórica anti-China numa tentativa de alcançar a reeleição para o cargo de presidente em Novembro, disse aos jornalistas que “ninguém sabe ainda” os detalhes dos plano da China: “Se acontecer, vamos abordar essa questão de maneira muito forte”, disse o presidente, sem adiantar mais detalhes.
Zhang Yesui, porta-voz da Assembleia Nacional Popular, disse que os detalhes do projecto de lei são apresentados esta sexta-feira, no primeiro dia de uma sessão anual prevista para Março e que foi adiada devido ao novo coronavírus: “À luz das novas circunstâncias e necessidades, a Assembleia Nacional Popular está a exercitar o seu poder constitucional” para estabelecer um novo quadro legal e um novo mecanismo de aplicação de leis para salvaguardar a segurança nacional em Hong Kong, disse o responsável.
Leave a Reply