A taxa de criminalidade em Macau durante os três primeiros meses do ano caiu 28,3 por cento face a igual período do ano passado. Entre Janeiro e Março, as forças de segurança instauraram um total de 2412 inquéritos de natureza criminal, menos 952 ocorrências face ao primeiro trimestre de 2019.
Os dados foram esta segunda-feira divulgados pelo Gabinete do Secretário para a Segurança, que justificou a redução significativa nos números da criminalidade com a diminuição significativa do número de turistas que entraram no território.
O organismo optou por não realizar a habitual conferência de imprensa e não procedeu também à avaliação “do impacto que o desenvolvimento da indústria do jogo tem relativamente à segurança publica” por considerar que os dados não são relevantes.
Os índices de criminalidade caíram de forma generalizada em todos os domínios, dos crimes contra a pessoa aos crimes contra a vida em sociedade. A única excepção diz respeito ao crime de rapto, com uma ocorrência contabilizada no primeiro trimestre deste ano, ao passo que entre Janeiro e Março do ano passado as forças de segurança não tinham investigado nenhum episódio da índole.
Não obstante o confinamento, nos três primeiros meses do ano, Macau foi palco de um homicídio, de dois episódios de abuso sexual de criança e de seis crimes de violação, de acordo com a informação avançada esta segunda-feira pelo Gabinete do Secretário para a Segurança.
Leave a Reply