China apela à cooperação após ameaças de Trump

A República Popular da China apelou esta sexta-feira a uma cooperação “mais próxima” com os Estados Unidos da América na luta contra a pandemia de covid-19, após o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçar “interromper todas as relações” com Pequim.

“Manter relações estáveis entre a China e os Estados Unidos é do interesse fundamental dos dois povos e da paz e estabilidade no mundo”, afirmou o porta-voz do ministério chinês dos Negócios Estrangeiros Zhao Lijian.

Zhao pediu maior cooperação entre o seu país e os Estados Unidos da América na luta contra o novo coronavírus.

Há várias semanas que Trump repete que o pesado número de mortes devido a infecção pela Covid-19 – mais de 300.000 em todo o mundo – poderia ter sido evitado se a República Popular da China tivesse agido responsavelmente quando o novo coronavírus foi inicialmente detectado na cidade de Wuhan, no centro da China, no final do ano passado.

Questionado sobre possíveis medidas de retaliação, Trump, disse que “há muitas coisas” que pode fazer, inclusive “terminar com o relacionamento” entre Pequim e Washington: “Se o fizéssemos, o que aconteceria? Pouparíamos 500 mil milhões dólares se rompêssemos todas as relações”, afirmou Trump, sugerindo o fim do deficit comercial norte-americano no comércio com a China.

O Presidente dos EUA, que disse estar “muito decepcionado” com a forma como Pequim geriu a crise, rejeitou a ideia de conversar diretamente com o homólogo chinês, Xi Jinping, para aliviar as tensões.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.