O número de infecções por covid-19 registadas em Macau voltou a subir esta terça-feira, com a detecção de dois novos casos. O Centro de Coordenação de Contingência do Novo Tipo de Coronavírus anunciou ao início da noite que foram registados dois casos de pneumonia causada pelo novo coronavírus em Macau, fazendo subir o número de diagnósticos positivos para 41.
O 40º paciente é uma mulher de 47 anos de idade, residente de Macau, doméstica, que regressou a Macau proveniente do Reino Unido. O novo coronavírus foi ainda diagnosticado num homem de 20 anos de idade, estudante no Reino Unido, filho da paciente 40.
No dia 26 de Março, a mãe e o filho, partiram de Londres, no Reino Unido, no voo C250 da Cathay Pacific, onde viajaram nos assentos 22A e 22G, e chegaram ao Aeroporto Internacional de Hong Kong na tarde do dia 27 de Março.
Na noite do dia 27 de Março, foram transportados até Macau em viaturas fretadas pelo Gabinete de Gestão de Crises do Turismo através da Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau.
Na altura, de acordo com as medidas de quarentena decretadas pela Direcção dos Serviços de Saúde, foram encaminhados para o Hotel Royal Dragon para observação médica, tendo realizado, esta terça-feira testes de zaragatoa nasofaríngea cujos resultados foram positivos para o ácido nucleico do novo tipo de coronavírus.
Os dois pacientes estão em condições clínicas consideradas normais e foram internados na enfermaria de isolamento do Centro Hospitalar Conde de São Januário para o tratamento.
As quatro pessoas que os acompanharam foram consideradas como pessoas de contacto próximo e estão por isso em regime de observação médica no Centro de isolamento médico provisório.
Leave a Reply