Trump diz que o mundo está a pagar caro pela lentidão da China

O Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, disse esta quinta-feira que o mundo está a pagar “um preço alto” pela lentidão com que a China transmitiu inicialmente as informações sobre o novo coronavírus.

“Tudo teria corrido melhor se tivéssemos sabido tudo isto alguns meses mais cedo, teria sido contido na região da China onde começou”, disse Trump, voltando a usar a controversa expressão “vírus chinês” para designar o Covid-19.

“O mundo está a pagar um preço alto pelo que eles fizeram”, acrescentou, numa conferência de imprensa na Casa Branca.

O novo coronavírus, na origem da pandemia de Covid-19, foi detectado pela primeira vez em Wuhan, na República Popular da China.

As autoridades chinesas foram criticadas por falta de transparência no início do surto e reacção lenta na adopção de medidas para evitar a propagação do vírus.

Numa segunda fase, Pequim adoptou medidas drásticas de isolamento e registou uma clara diminuição dos contágios, ao mesmo tempo que o Covid-19 se propagava para fora do país.

Hoje, pela primeira vez desde o início do surto, as autoridades chinesas não reportaram nenhum novo caso de contaminação de origem local.

A pandemia de coronavírus fez subir a tensão entre a República Popular da China e os Estados Unidos da América.

Esta semana, os correspondentes na China dos jornais norte-americanos New York Times, Washington Post e Wall Street Journal receberam um prazo de 10 dias para entregarem as suas carteiras profissionais, o que equivale a uma expulsão.

Três jornalistas do Wall Street Journal já tinham sido expulsos no final de fevereiro. Segundo Pequim, a decisão é uma reação à decisão ”escandalosa” dos Estados Unidos de reduzir fortemente o número de chineses autorizados a trabalhar nos Estados Unidos da América para meios de comunicação chineses.

O chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, recusou qualquer comparação, frisando que a medida tomada por Washington visou “membros de órgãos de propaganda chinesa”.

Também esta semana, Donald Trump provocou “forte indignação” à China ao utilizar a expressão “vírus chinês”.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.