A República Popular da China substituiu esta quinta-feira o director do Gabinete dos Assuntos de Hong Kong e Macau junto do Conselho de Estado, um dos mais altos quadros do Governo central a ser afastado depois de meses de protestos pró-democracia em Hong Kong.
Zhang Xiaoming foi substituído por Xia Baolong, alto funcionário da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês (CPPCC), o principal órgão consultivo do Partido Comunista. Zhang foi despromovido para vice-director do Gabinete de Ligação, detalhou o Conselho de Estado.
A vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong atravessa uma crise política sem precedentes desde o retorno da sua soberania, pelo Reino Unido, em 1997.
A cidade é palco, desde Junho passado, de protestos quase diários e marcados por cenas de vandalismo e confrontos com a polícia, para denunciar a interferência de Pequim nos assuntos da RAEHK, e exigir reformas democráticas e uma investigação independente à alegada brutalidade policial.
Em Janeiro passado, o Governo central substituiu o seu representante em Hong Kong. Luo Huining, vice-presidente do Comité para os Assuntos Financeiros e Económicos da Assembleia Nacional Popular, o órgão máximo legislativo da China, substituiu Wang Zhimin como director do Gabinete de Ligação na cidade.
Leave a Reply