BNU lança pacotes especiais de crédito para as PME

O Banco Nacional Ultramarino (BNU anunciou esta terça-feira o lançamento de um pacote de crédito especial anti-epidemia para empresas de Macau. As medidas excepcionais de contingência decretadas pelo Governo estão a ter um impacto nocivo na capacidade de sobrevivência das pequenas e médias empresas do território.

As soluções de financiamento vão desde o “suporte operacional do negócio, (…) pagamento de salários ou (…) aquisição de produtos/equipamentos de higiene ou materiais hospitalares”, lê-se no comunicado do BNU, sediado em Macau e presente nas cidades chinesas de Zhuhai e Xangai. O Banco tem procurado assumir-se como uma plataforma para empresas e particulares nos negócios entre China, Portugal e outros países de língua oficial portuguesa.

“Em conjunto com as medidas tomadas pelo Governo de Macau, o BNU (…) disponibiliza agora um pacote especial de crédito para apoiar a continuidade dos negócios das empresas locais durante este período difícil”, sublinha-se na mesma nota.

Uma das soluções diz respeito ao financiamento a prazo para apoio ao pagamento de salários e rendas, até 1,2 milhões de patacas – 140 mil euros – que prevê seis meses de carência de capital.

As outras duas linhas de crédito são destinadas à aquisição de produtos/equipamentos de higiene e hospitalares de uso próprio, bem como para compra de ‘stocks’/materiais para suporte à operacionalização do negócio, ambas até um milhão de patacas (110 mil euros), com um prazo de pagamento estipulado até três anos.

“Para além do objectivo de disponibilizar soluções financeiras quando necessárias, especialmente neste período difícil, este lançamento do pacote especial para PME, está em linha com a nossa estratégia de fortalecer o relacionamento com todos os segmentos de empresas de Macau e contribuir para a diversificação económica da região”, frisou a instituição bancária.

Uma série de medidas excepcionais promovidas pelo Governo de Macau quase paralisaram a economia do território. Os casinos fecharam, assim como hotéis, espaços de diversão nocturna, com as autoridades a enviarem para casa alunos e funcionários públicos, que trabalham à distância.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.