A Polícia Judiciária (PJ) alertou este domingo para um possível ataque, na quinta-feira, de um grupo internacional de ‘hackers’ ao sistema de videovigilância no território e em regiões chinesas.
“De acordo com uma comunicação do Information Technology Test Evaluation Centre, um grupo de ‘hackers’ internacional anunciou, recentemente, que iria atacar o sistema de vigilância por vídeo na internet (…) de regiões chinesas (incluindo a RAEM [Região Administrativa Especial de Macau]), no dia 13 de Fevereiro”, lê-se no comunicado da Polícia Judiciária.
Na mesma nota sublinha-se que o grupo terá indicado “que alguns alvos já tinham sido atacados e estavam sob o seu controlo”, razão pela qual a PJ optou por “alertar todos os sectores da sociedade para que tomem medidas de protecção de cibersegurança”.
Entre as recomendações, a Polícia Judiciária aconselha que se evite a exposição dos sistemas de videovigilância à internet ou o uso de equipamentos e tecnologias como ‘firewalls’ (dispositivos de segurança da rede) e VPN (rede privada virtual) e que sejam restringidos os acessos.
Por outro lado, sugere que sejam configuradas ou reforçadas as senhas de entrada nos sistemas, assim como a actualização dos programas dos sistemas de videovigilância.
Leave a Reply