As autoridades de saúde do Reino Unido confirmaram este domingo o quarto caso de infecção pelo novo coronavírus no país, indicando que se trata de um caso de transmissão de pessoa para pessoa. O director-geral da Saúde britânico, Chris Witthy, precisou que o paciente em questão esteve em contacto com outra pessoa infectada identificada no Reino Unido e que a transmissão do vírus, que foi detectado pela primeira vez na China, aconteceu em França.
Os especialistas de saúde britânicos “continuam a trabalhar afincadamente para identificar as pessoas que entraram em contacto com os pacientes dos casos identificados no Reino Unido”, prosseguiu Chris Witthy. “Identificaram com sucesso este indivíduo e garantiram que ele está a receber o apoio adequado”, acrescentou.
O paciente em questão foi transportado para o Royal Free Hospital em Londres, um centro especializado que possui “medidas robustas de controlo de infecções para impedir qualquer possível propagação do vírus”, concluiu o responsável.
França informou no sábado que tinha identificado cinco cidadãos britânicos, quatro adultos e um menor, infectados com o novo coronavírus na região francesa de Alta Sabóia.
Domingo de manhã, o segundo e “último” avião fretado por Londres para repatriar cerca de 200 britânicos e outros cidadãos estrangeiros que ainda estavam na província chinesa de Hubei, epicentro do surto do novo coronavírus, aterrou no Reino Unido, na base aérea de Brize Norton, a cerca de 120 quilómetros a oeste da capital britânica.
O novo coronavírus (2019-nCoV), que pode provocar doenças respiratórias potencialmente graves como a pneumonia, foi detectado pela primeira vez no final do ano em Wuhan, na província de Hubei, no centro da República Popular da China.
Leave a Reply