Coronavírus. Aumenta para 490 número de vítimas mortais

O número de mortos provocados pelo novo coronavírus (2019-nCoV) subiu esta quarta-feira para 490, com 64 mortes registadas na China nas últimas 24 horas. O anúncio foi feito às primeiras horas da manhã pelas autoridades de saúde do continente.

De acordo com as autoridades chinesas, citadas pela agência Associated Press, o número total de pessoas infectadas com o novo coronavírus, detectado em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, capital da província de Hubei, colocada, entretanto, sob quarentena, aumentou para 24.324.

Além do território continental da China e das Regiões Administrativas Especiais de Macau e de Hong Kong, há casos de infecção confirmados em mais de 20 países.

A Organização Mundial de Saúde declarou na passada quinta-feira uma situação de emergência de saúde pública de âmbito internacional, o que pressupõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial.

A directora-geral da Saúde de Portugal anunciou na terça-feira que há dois casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, tendo os doentes sido encaminhados para internamento no hospital Curry Cabral, em Lisboa.

Os casos são de dois homens portugueses, com 40 e 44 anos, residentes na zona da Grande Lisboa, avançou Graça Freitas numa conferência de imprensa, na qual também esteve presente o secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, e o diretor Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, Fernando Almeida.

Estes dois novos casos elevam para quatro os casos suspeitos em Portugal, sendo que os dois primeiros tiveram resultados negativos e os novos serão agora sujeitos a testes clínicos e epidemiológicos.

O primeiro caso de suspeita de infecção pelo novo coronavírus em Portugal foi reportado em 26 de Janeiro num homem regressado da República Popular da China e que esteve sob observação no Hospital Curry Cabral, por suspeita de infecção pelo novo vírus detectado naquele país e o segundo deu-se com um cidadão de nacionalidade estrangeira que deu entrada no Hospital de São João, no Porto, em 31 de Janeiro.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.