Toyota investe 394 milhões de dólares em projecto de táxi voador

A gigante japonesa do sector automóvel Toyota anunciou, na quinta-feira, que vai investir 394 milhões de dólares norte-americanos na Joby Aviation, uma start-up californiana que está a desenvolver uma aeronave eléctrica para serviços de mobilidade “on demand” em áreas urbanas.

Feito no âmbito de operação de captação de recursos que rendeu à empresa 590 milhões de dólares, o investimento é um sinal da intensificação dos esforços da Toyota para se transformar num gigante mundial no panorama das novas mobilidades: “O transporte aéreo sempre foi um objectivo de longo prazo para a Toyota. Embora continue operar no sector automóvel, o acordo é uma forma de voltar o nosso olhar para o céu”, afirmou o presidente do fabricante japonês, Akio Toyoda, citado num comunicado do grupo.

Fundada em 2009, a Joby Aviation está a desenvolver um pequeno avião eléctrico de cinco lugares com descolagem e aterragem verticais, como um helicóptero. O táxi voador terá uma autonomia de 240 km e deverá atingir uma velocidade máxima de 320 km/h.

Apoiado por vários investidores estrangeiros e por várias empresas de nomeada desde o início, a Joby Aviation anunciou no mês passado uma associação com a Uber. O objectivo é lançar um serviço de táxis voadores até 2023.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.