Símbolos nacionais nas Ruínas de São Paulo indignam internautas

O espectáculo de “vídeo mapping” com que a Direcção dos Serviços de Turismo assinala os 70 anos da implantação da República Popular da China suscitou esta noite a indignação dos internautas do território. Centenas de residentes recorreram às redes sociais para criticar a sobreposição dos emblemas nacionais da República Popular da China sobre as estátuas e os motivos católicos das Ruínas de São Paulo.

As críticas mais loquazes surgiram na página de Facebook “Tsan Heui” (a expressão cantonense para “pó”), uma plataforma com quase cinco mil seguidores. O responsável pela página, identificado apenas pela alcunha “dust someone”, lembra que as Ruínas de São Paulo “são um marco de Macau” e “um símbolo do catolicismo” no território e compara o espectáculo de vídeo mapping a um quarto “grande incêndio”, numa alusão à destruição pelo fogo da antiga basílica da “Mater Dei”.

Num pequeno texto, o internauta contesta a escolha da fachada do antigo templo católico para cenário das celebrações dos 70 anos da implementação da República Popular da China e lamenta o facto dos emblemas nacionais tenham sido projectados sobre a estátua da Virgem Maria e sobre a representação do Espírito Santo: “Cobrir símbolos sagrados com uma bandeira vermelho sangue é patriótico?”, questiona o responsável pela página. “Por favor, não projectem símbolos comunistas nas Ruínas de São Paulo”, solicita ainda o autor do texto.

A mensagem foi partilhada mais de duas mil vezes em pouco mais de uma hora e a maioria dos mais de duzentos internautas que comentaram o “post” coincidiram nas críticas ao espectáculo. Um internauta defendeu que “religião e política não se devem misturar” e exortou o Governo a respeitar “as convicções religiosas” dos católicos. Um outro utilizador da Internet considerou que a projecção de símbolos de um partido ateu no principal “ex-líbris” do território constitui “um insulto à generosidade de Deus”.

Concebido por uma empresa local, o espectáculo “Glória e Esplendor na Celebração do 70o Aniversário da Implantação da República Popular da China” repete-se amanhã e na terça-feira, dia em que o septuagésimo aniversário se assinala. O horário de apresentação é das 20h00 às 22h00 no dia 29 de Setembro, e das 19h00 às 22h00 nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro. Cada exibição realiza-se de 15 em 15 minutos, com uma duração de cerca de 5 minutos.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.