
A Direcção dos Serviços de Saúde indicou esta terça-feira que o número de suicídios registados no território na primeira metade do corrente ano caiu 9,4 por cento face a igual período do ano passado. Entre Janeiro e Junho, as autoridades registaram um total de 29 casos.
No segundo trimestre do ano, as autoridades tomaram conhecimento de 14 suicídios, todos eles envolvendo residentes do território. Oito homens e seis mulheres colocaram fim à vida entre Abril e Junho, de acordo com os dados avançados pelos Serviços de Saúde.
As causas do suicídio são complexas e estão muitas vezes ligadas a doenças mentais, a factores de natureza psicológica ou sócio-económica, a problemas familiares ou emocionais ou ainda a questões de natureza biológica.
Em todo o mundo, são registados anualmente cerca de 800 mil suicídios. O número é avançado pela Organização Mundial de Saúde, que esclarece também que uma pessoa comete suicídio a cada 40 segundos.
A Direcção dos Serviços de Saúde providencia consultas de saúde mental nos centros de saúde do Tap Seac, Fai Chi Kei, Areia Preta, nos Ocean Gardens ou na zona do Carmo.
Os Serviços de Saúde também providenciam assistência técnica a associações como a União Geral das Associações de Moradores ou a Associação das Mulheres de Macau para que criem conselhos comunitários de aconselhamento
Leave a Reply