
A Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM) considerou na segunda-feira que Ho Iat Seng, candidato a chefe do Executivo, não está “amarrado” a outros interesses. A associação liderada por Pereira Coutinho está convicta que Ho Iat Seng tem condições para fazer um bom trabalho.
Esta segunda-feira de manhã, Ho Iat Seng visitou a Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau (ATFPM), presidida pelo deputado e conselheiro das Comunidades Portuguesas José Pereira Coutinho, que disse “estar muito optimista com este chefe do Executivo por ele não estar tão amarrado como os outros estavam aos interesses” do território.
“Estou mais preocupado com a equipa [governativa] do que com ele, que é uma pessoa honesta nas suas intenções, mas, muitas vezes, poderá não estar rodeado das melhores pessoas para encontrar as melhores soluções para resolver os problemas”, disse Pereira Coutinho aos jornalistas no final do encontro.
“A capacidade de boa governação, a transparência, o combate a corrupção, tudo isto tem a ver com a equipa [governativa] dele”, destacou o também conselheiro das comunidades portuguesas, que foi candidato nas últimas legislativas ao parlamento português pelo partido Nós, num dos círculos da emigração.
Para Pereira Coutinho, é preciso “dar algum tempo ao próximo chefe do Executivo para escolher os secretários”, que integram a equipa governativa.
“Temos o Governo central a apoiar o chefe do Executivo, é dos mais fortes para tentar pôr as coisas em ordem, para sacudir a corrupção, para haver mais transparência na administração pública, para responder às perguntas dos jornalitas, para defesa da língua portuguesa”, acrescentou.
A visita à associação inscreve-se numa série de contactos pré-eleitorais feitos por Iat Seng. O antigo presidente da Assembleia Legislativa já esteve na Casa de Portugal, nos jornais e em várias associações.
A 5 de Julho, Ho Iat Seng renunciou ao mandato de deputado, e automaticamente ao cargo de presidente da Assembleia Legislativa (AL) de Macau para se candidatar ao cargo de chefe do Governo.
O empresário estreou-se como deputado em 2009, ano em que foi eleito para o cargo de vice-presidente da Assembleia Legislativa. Quatro anos depois, em 2013, Ho Iat Seng foi escolhido para o de presidente daquele órgão. Até Abril passado, foi ainda um dos 175 membros do Comité Permanente da Assembleia Popular Nacional chinesa.
O candidato a chefe do Governo é administrador e gerente-geral da Sociedade Industrial Ho Tin S.A.R.L.; presidente do conselho de administração da Companhia de Investimento e Desenvolvimento Ho Tin, Limitada; e administrador e gerente-geral da Fábrica de Artigos de Plástico Hip Va.
Leave a Reply