
A chanceler alemã, Angela Merkel, foi vista tremer durante uma cerimónia militar conduzia esta quarta-feira, naquele que foi o terceiro episódio da índole em menos de um mês. Merkel garantiu que está bem.
A chanceler afirmou, numa conferência de imprensa, que “os alemães não precisam se preocupar” com ela. Antes, Merkel tinha sido vista a balançar para a frente e para trás durante uma cerimónia militar que assinalava a chegada à Alemanha do primeiro-ministro da Finlândia, Antti Rinne, de acordo com imagens da Reuters TV.
A chanceler, de 64 anos, não tem histórico de problemas graves de saúde, embora os outros dois episódios de tremores tenham incitado uma vaga de especulação por parte da imprensa.
Merkel foi vista a tremer pela primeira vez a 18 de Junho, quando se encontrou com o novo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy.
Em 27 de Junho, a chanceler alemã voltou a tremer durante um encontro com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, mas o porta-voz de Merkel disse que ela estava bem e a chanceler deu continuidade à agenda política com uma viagem ao Japão para a cimeira do G20. Fonte do Governo alemão afirmou à Reuters que a questão é mais psicológica.
Caso Merkel se torne incapaz de exercer o cargo, Steinmeier tem de indicar um ministro como chanceler interino até que o Parlamento eleja um novo nome para a substituir. O substituto não tem que ser necessariamente o vice-chanceler, Olaf Scholz, membro do Partido Social-Democrata, o parceiro minoritário da coligação liderada por Merkel.
Leave a Reply