Hong Kong. Denise Ho pede na ONU apoio internacional à autonomia da RAEHK

Uma das mais conhecidas cantoras da vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong, Denise Ho, pediu esta segunda-feira apoio à comunidade internacional e à imprensa contra “a erosão” da autonomia no território vizinho em relação à República Popular da China. O apelo surge ao fim de mais de um mês de protestos na antiga colónia britânica.

Denise Ho, também conhecida por ser activista LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) salientou, numa sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, que Hong Kong “é, provavelmente, o único lugar no mundo que está a enfrentar o enorme poder que é actualmente a China”.

O discurso de Denise Ho no Conselho dos Direitos Humanos foi interrompido pelo representante da República Popular da China, situação muito rara naquela assembleia.

A interrupção aconteceu quando a cantora e activista defendia que a lei de extradição para a China “irá remover o mecanismo que protege Hong Kong da interferência do Governo chinês”.

Nessa altura, o representante da China, Dai Demao, pediu para ser feito um “ponto de ordem” na mesa e afirmou que mencionar “Hong Kong à margem da China” é uma “afronta ao princípio de uma só China e aos princípios da Carta das Nações Unidas.

Alguns segundos depois, Dai Demao interrompeu de novo a cantora para protestar contra as suas “alegações infundadas sobre o modelo ‘Um país, Dois Sistemas’”.

“Irá a ONU convocar uma sessão de emergência para proteger o povo de Hong Kong, tendo em conta os abusos?” e “a ONU retirará a China deste Conselho de Direitos Humanos?”, questionou Denise Ho a seguir às interrupções.

Algumas horas antes da sua intervenção, Denise Ho também pediu, em entrevista à agência AFP, aos Estados Unidos da América para apoiarem os protestos de Hong Kong sobre “direitos humanos” e “democracia”.

Os protestos na vizinha Região Administrativa Especial de Hong Kong começaram em Março, mas ganharam força em Junho, e visam suspender uma lei local que facilita a extradição de suspeitos de crimes da vizinha RAEHK para a China.

De acordo com os movimentos pró-democracia, a adopção de uma lei destas põe em risco os dissidentes e críticos do regime comunista de Pequim, que passa a poder “ir buscá-los” a Hong Kong para os processar na China.

Em Junho, um dos protestos juntou dois milhões de pessoas, (ou seja, quase um quarto da população da ex-colónia britânica), segundo os organizadores.

De acordo com a mesma fonte, esse terá sido o maior protesto da história de Hong Kong, e conseguiu reavivar o movimento contra a China registado em 2014, na chamada Revolução dos Guarda-chuvas, que defendia o sufrágio universal.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.