Canadá anuncia novas medidas para proteger a baleia franca

O Governo canadiano anunciou nesta segunda-feira (8) novas medidas para proteger a baleia franca no Atlântico norte. As autoridades estão alarmadas  depois da morte de seis destes mamíferos desde o início de junho no Golfo de São Lourenço.

Três das mortes foram atribuídas de forma preliminar a colisões com embarcações, disse Marc Garneau, Ministro dos Transportes do Canadá. O governante enumerou as novas medidas que vão entrar em vigor esta terça-feira e que aumentarão notavelmente as restrições à velocidade de navegação na região.

Aviões de vigilância do Governo continuam activamente à procura de outras três baleias francas, observadas recentemente enroladas em cordas: “As tentativas de resgatar as baleias enroladas em redes de pesca só serão levadas em consideração se puderem ser feitas de forma segura”, informou o ministério da Pesca e Oceanos.

Estas operações de resgate são “mais difíceis” devido ao tamanho, à força e ao comportamento das baleias francas, sem mencionar as condições climáticas e o estado do mar, informou o Ministério em comunicado.

De acordo com as autoridades canadianas, restam apenas 400 baleias francas no mundo e perante as recentes mortes, Ottawa decidiu aplicar novas medidas para proteger a espécie desde terça-feira.

Em particular, o Governo vai ampliar a área de protecção a leste do Golfo de São Lourenço, no noroeste de Canadá, onde as embarcações não podem navegar a mais de 10 nós (19km/h) durante os meses em que a baleia franca está presente.

O limite de velocidade vai passar a ser aplicado a qualquer embarcação com mais de 13 metros, em comparação com os 20 metros anteriores.

Estas medidas somam-se ao reforço recente do programa de vigilância aérea dos ministérios do Transporte, Pesca e Oceanos, cujo número de voos de vigilância no Golfo aumentou de 7 para 24 por semana, se o clima permitir.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.