
Um terramoto de magnitude 7,3 na escala de Richter atingiu esta manhã o Mar de Banda na Indonésia, mas as autoridades do mais vasto arquipélago do mundo não decretaram nenhum alerta de tsunami. O abalo foi sentido em boa parte das ilhas do extremo oriental da Indonésia e na capital timorense, Díli, mas até ao momento não há registo nem de vítimas, nem de estragos.
O tremor teve epicentro em pleno mar de Banda e hipocentro a cerca de 208 quilómetros de profundidade. O terramoto fez culminar a intensa actividade sísmica que se fez sentir ao longo dos últimos dias nas ilhas Molucas e na Papua. Um outro terramoto, de magnitude 6,1 na escala de Richter, atingiu por volta das nove a província indonésia da Papua, na ilha de Nova Guiné, sem registo de vítimas ou danos materiais por parte das autoridades.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos, que regista actividades sísmicas em todo o mundo, situou o terramoto a 250 quilómetros a oeste de Jayapura, capital da província, com o hipocentro localizado a 21 quilómetros de profundidade.
Rahmat Triyono, responsável pelo Centro de Terramotos e de Tsunamis da Indonésia, diz que ao abalo que se sentiu na ilha da Papua se seguiram pequenas réplicas, nenhuma das quais com intensidade suficiente para provocar vítimas.
A Indonésia fica situada no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande actividade sísmica e vulcânica na qual todos os anos ocorrem cerca de sete mil terramotos, a maioria dos quais moderados.
Leave a Reply