Lei da Extradição. Pequim “apoia” decisão tomada pelo Governo de Hong Kong

O Governo Central afirmou este sábado que apoia a decisão do Executivo de Hong Kong de suspender a polémica proposta de lei de extradição. Pequim entende que a suspensão vai permitir  ouvir novas opiniões sobre o projecto.

“Apoiamos, respeitamos e entendemos essa decisão”, afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da República Popular da China, Geng Shuang, em comunicado citado pelas agências internacionais de notícias.

A suspensão visa “ouvir mais amplamente” as várias opiniões sobre este projeto e “restaurar a calma o mais rapidamente possível” no território, acrescenta a nota.

A líder do Executivo de Hong Kong, Carrie Lam, anunciou este sábado em conferência de imprensa a suspensão da legislação sobre extradição, sem estabelecer qualquer prazo.

A polémica proposta de lei, que permitiria que a chefe do Executivo e os tribunais de Hong Kong processassem pedidos de extradição de suspeitos de crimes para jurisdições sem acordos prévios, como é o caso da China continental, levou centenas de milhares de pessoas à rua na última semana.

Organizações cívicas de Hong Kong afirmaram já que vão continuar com os seus protestos até que a chefe do Executivo retire definitivamente a sua proposta de lei de extradição e apelaram a que os manifestantes participem numa nova acção de protesto marcada para domingo.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.