Turismo. Macau discute desenvolvimento sustentável no Butão

A directora dos Serviços de Turismo, Maria Helena Senna Fernandes, defendeu na segunda-feira que o turismo é uma “indústria pilar” da economia do território, mas admitiu que implica “pressão” para os residentes. A responsável foi uma das intervenientes de uma conferência mundial dedicada ao turismo sustentável, iniciativa que decorre no Butão.

Maria Helena de Senna Fernandes falava na segunda-feira numa conferência da Organização Mundial de Turismo (OMT), na capital do Butão, em que vários países e territórios asiáticos debateram políticas de desenvolvimento sustentável, anunciou o Governo através de um comunicado.

Na intervenção que proferiu, a directora dos Serviços de Turismo sublinhou que o turismo é uma “indústria pilar” da economia do território, mas que o seu rápido desenvolvimento “acarretou também pressão para a vida dos residentes”.

Nesse sentido, frisou, o Governo tem procurado desenvolver uma indústria turística compatível com o bem-estar da população, de forma a construir uma cidade sustentável que seja “simultaneamente um bom sítio para viver e viajar”.

A conferência arrancou com intervenções do secretário geral da OMT, Zurab Pololikashvili, e do ministro dos Negócios Estrangeiros do Butão, Tandi Dorjientre, e decorreu na véspera da 31.ª reunião conjunta da comissão da OMT para a Ásia Oriental e Pacífico e da comissão para a Ásia do Sul, que reúne dirigentes e representantes de turismo de 25 países e territórios.

Macau recebeu em 2018 mais de 35 milhões de turistas, um número que já não está longe do ‘tecto máximo’ de 40 milhões de turistas por ano, segundo o Instituto de Formação Turística (IFT). O turismo da região cresceu 211 por cento entre 1999 e 2018.

Em Março, em entrevista à agência Lusa, Senna Fernandes anunciou que o Governo está a conduzir um estudo para a possível aplicação de uma taxa turística no território, como acontece actualmente em Veneza (Itália) e no Japão.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.