Os resultados preliminares das eleições parlamentares que no fim-de-semana tiveram as Maldivas como palco dão uma esmagadora vitória à principal formação da coligação de governo, o Partido Democrático Maldivo (PDM).
O partido liderado por Ibrahim Mohamed Solih consegue, assim, uma ambicionada maioria que lhe permite avançar com um plano de reformas.
Segundo os resultados preliminares divulgados no domingo pela comissão eleitoral, o PDM conquistou 50 dos 87 lugares no parlamento, estimando a imprensa local que o partido chegue aos 68 assentos.
Ibrahim Mohamed Solih, citado pela agência de notícias Associeted Press (AP), disse que as pessoas não devem esquecer “os imensos desafios que estão pela frente”, salientando “o trabalho necessário para fortalecer as instituições democráticas” e a “promessa” de “acabar” com a impunidade: “Estou ansioso para trabalhar com todos para realizar as promessas feitas ao povo”, acrescentou.
As eleições legislativas do fim-de-semana são as primeiras nas Maldivas desde a derrota eleitoral sofrida em Setembro de 2018 pelo seu rival Abdulla Yameen, acusado de reduzir a liberdade de expressão e ordenar a prisão dos seus rivais políticos.

Leave a Reply